Definição dos Termos Técnicos

Absolute Pressure (psia)

“Pressão Absoluta” – É o valor total de uma unidade de força exercida por um fluido sobre uma área. Soma-se a pressão atmosférica mais a pressão manométrica.

Accuracy (Of Measurent)

“Exatidão de Medição” – Grau de concordância entre o resultado de uma medição e um valor verdadeiro do mensurado. Exatidão é um conceito quantitativo. O termo “Precisão” não deve ser utilizado como exatidão.

Accuracy (Of a Measuring Instrument)

“Exatidão de um Instrumento de Medição” – Aptidão de um instrumento de medição para dar respostas próximas a um valor verdadeiro.

Accuracy/Class

“Classe de Exatidão” – Classe de instrumentos de medição que satisfazem a certas exigências metrológicas destinadas a conservar os erros dentro de limites especificados.

Alternating Current (CA)

“Corrente Alternada” – É a corrente que inverte a polaridade em uma freqüência uniforme.

Atmospheric Pressure

“Pressão Atmosférica” – Unidade de força exercida pelo peso atmosférico (Pressão Barométrica).

Cavitation

“Cavitação”É a formação de pequenas bolhas no processo que implodem violentamente.

Contacts

 “Contatos”Elementos mecânicos usados em circuitos elétricos para abrir ou fechar contatos.

Cv or Valve Flow Coefficient

“Coeficiente de Vazão de uma Válvula”É o numero de litros por minuto de água a 15,6 ºC que passa através de uma válvula sob pressão de 1 psi.

Dead Band

“Zona Morta” – Intervalo máximo no qual um estímulo pode variar em ambos os sentidos, sem produzir variação na resposta de um instrumento de medição.

Direct Current (DC)

“Corrente Contínua”É a corrente com polaridade fixa.

Double Pole Double Throw (DPDT) Switch

“Chave de Comutação Dupla” – Chave com dois estágios de contatos que inverte o chaveamento dos contatos simultaneamente. Cada estágio possui contatos duplos “Normalmente Abertos e Normalmente Fechados”.

Gage Pressure (psig)

“Pressão Manométrica” – É a pressão medida por uma unidade de força exercida por um fluído sobre uma área e usa-se a pressão atmosférica diferencial como zero de referência.

Humidity

“Umidade” – É a quantidade de umidade contida no ar.

Impedance

“Impedância” – É a oposição da corrente alternada em um circuito elétrico que é constituído de uma reatância indutiva, reatância resistiva ôhmica ou de reatância capacitiva.

Maximum Surge Pressure

“Pico Máximo de Pressão” – É o limite de segurança de pressão para o invólucro do dispositivo, mas, que pode danificar o mecanismo pela aplicação continua ou repetitiva.

Mensurand

“Mensurando” – Grandeza específica submetida á medições, objeto da medição.

Normally Closed Switch

“Chave Normalmente Fechada” – É o estado passivo dos contatos e quando atuada, os contatos se abrem.

Normally Open Switch

“Chave Normalmente Aberta” – É o estado passivo dos contatos e quando atuada, os contatos se fecham.

NPT (National Pipe Thread)

“Padrão de Rosca”

Null Switch

“Interruptor de Nulo” – Interruptor de contato flutuante ou contato de zona morta. Muito utilizado para reversão de motores.

pH

“pH” – Unidade de grandeza que indica o grau de acidez ou alcalinidade de uma solução em que varia de 0 (muito ácida), para 7 (neutro) ou 14 (muito alcalino).

Pressure Drop

“Queda ou Diminuição de Pressão” – É a diferença entre a subida e a descida de pressão com um fluido que passa por uma válvula.

Range

“Escala” – É o campo de atuação de um dispositivo de medição. O campo de atuação da medição de pressão diferencial ou vazão é determinado pelo elemento sensor interno. Em um controle elétrico, o ajuste de atuação pode ser escolhido dentro de uma escala operacional.

Rated Pressure

“Pressão Nominal” – É a pressão aplicada permitida em contato com os componentes sem o risco de se danificar em funcionamento continuo ou repetitivo.

Relative Humidity

“Umidade Relativa” – A umidade relativa é a relação existente entre a umidade absoluta do ar e a umidade absoluta do mesmo ar no ponto de saturação na mesma temperatura. Normalmente é indicada em (% UR).

Repeatability (Of a Measuring Instrument)

Aptidão de um instrumentos de medição em fornecer indicações muito próximas em repetidas aplicações do mesmo mensurado, sob as mesmas condições de medição.

Repeatability (Of Results of Measurements)

“Repetitividade” – Grau de concordância entre os resultados de medições sucessivas de um mesmo mensurando efetuadas sob as mesmas condições de medição.

Resolution (Of a Displaying Device)

“Resolução” – Menor diferença entre indicações de um dispositivo mostrador que pode ser significativamente percebida (normalmente ½ (metade) de uma divisão).

  1. Para dispositivo indicador digital é a variação na indicação quando o dígito menos significativo varia de uma unidade.
  2. Este  conceito se aplica a um dispositivo registrador.

Saturation Point

“Ponto de Saturação” – É quantidade máxima de vapor d’água que o ar pode conter, em uma determinada temperatura.

Serial Transmission

“Comunicação Serial” – Envia um bit por vez em uma linha de transmissão simples.

Set or Actuation Point

“Ajuste ou Ponto de Atuação” – É o exato ponto de operação na escala de unidade. Ex; A exata pressão de ar ou de vazão, faz com que um interruptor elétrico atue.

SI – International System of Units

Sistema internacional de unidades. Sistema coerente de unidades adotado e recomendado pela Conferência Geral de Pesos e Medidas (CGPM).

Single Pole Double Throw (SPDT) Switch

“Chave de Comutação Simples” – Dupla combinação de contatos reversíveis “Normalmente Aberta e Normalmente Fechada”, em um único estagio.

Solid State

“Estado Sólido” – São dispositivos de controle eletrônicos que não possuem partes móveis.

Span

“Amplitude da faixa nominal” – Diferença, em módulo, entre os dois limites de uma faixa nominal.

Temperature Compensation

“Compensação de Temperatura” – É a correção para a influência da temperatura causada em um mensurado.

Transducer

“Transdutor” – Transdutores são dispositivos que transformam um tipo de energia, em um outro tipo de energia, utilizando para isso um elemento sensor que recebe os dados e os transforma. Por exemplo, o sensor pode transformar informações não elétricas de temperatura, velocidade, pressão, pH e outras, em informações elétricas como tensão, corrente, resistência.

Transmitter

“Transmissor” – É um dispositivo que amplifica sinal de baixa intensidade emitido por um sensor ou transdutor, em um sinal de corrente de nível mais elevado para a transmissão a locais remotos onde possa ser apropriadamente processado.

Viscosity

“Viscosidade” – É a propriedade dos fluidos correspondente ao transporte microscópico da quantidade de movimento por difusão molecular. Ou seja, quanto maior a viscosidade, menor é a velocidade em que o fluido se movimenta.

 



Copyright © 1999 - 2017 - Hygro-Therm ® - Todos os Direitos Reservados
R. Paulino Rolim de Moura, 102 - Vila Feliz - São Paulo/SP • CEP: 03616-050 • Tel: (0xx11) 2687-0328 • 2687-0686 • 2687-1522 • Fax: (0xx11) 2684-5279
e-mail: hygro-therm@hygro-therm.com.br